domingo, 17 de maio de 2009

A cor no dia-a-dia

Exemplos de como a cor desempenha um papel fulcral na comunicação do nosso quotidiano


1. Pai Natal





O Pai Natal, conhecido por trazer as prendas no Natal, é descrito como um velhote gordo de barbas brancas, vestido de vermelho, viajando pelo ar num trnó cheio de prendas e puxado por oito renas.
Até o final do século XIX, o Pai Natal era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um gorro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Pai Natal espalhou-se rapidamente pelo mundo.

As causas de tamanho sucesso prendem-se, em certa medida, com as cores utilizadas para representar o Pai Natal. O vermelho vivo da sua roupa está de acordo com a energia e o entusiasmo associados à personagem, bem como a excitação que provoca nas crianças. Sugere acção, todo o processo de distribuição das prendas pelo mundo, e o amor associado à quadra natalícia. Nesta sequência, o branco surge como a pureza e a luz associadas ao amor, pois o Natal é uma festa de origem religiosa. Por outro lado, o branco contrasta com o calor do vermelho vivo, ao dar uma sensação de frio, típica do Inverno.

2. Nestum



A imagem Nestum com mel é peculiar e facilmente reconhecível pela maioria dos consumidores (sobretudo famílias com crianças). O predomínio do amarelo deve-se à sua associação ao mel, ao trigo e aos girassóis, os quais estão implicados na concepção dos cereias. Porém, a cor amarela adquire um significado maior, principalmente por ser a primeira cor que o olho humano percebe e ser a cor predominante. Surge, assim, associada à luz do sol, à energia que se ganha ao comer os cereais. Por seu turno, o verde do logotipo da Nestum sugere a juventude (o público-alvo do produto são as crianças). O verde, como cor fria, contrasta com o amarelo (cor quente), criando um equilíbrio na totalidade da imagem. Acresce ainda, que ambas as cores estão associadas à natureza e a sua combinação reforça essa ideia.

1 comentário:

  1. Olá Marília,

    Meu nome é Dalmir, sou coordenador de projetos do Grupo DB, grupo que administra mais de 90 blogs brasileiros, maioria da área de design. Com isso, gostariamos de levar este blog adiante, caso deseje entre em contato conosco:

    Twitter: @bradesigners | Gmail: dalmir[arroba]gmail.com

    ResponderEliminar