terça-feira, 10 de março de 2009

Kandinsky - Análise Crítica




“As cores são a chave, os olhos o machado, a alma é o piano com as cordas”
Kandinsky


A imagem visual pode ser entendida como a construção de um discurso tendo à sua disponibilidade uma série de possibilidades para construir a ideia, todo produto discursivo é feito de uma selecção de elementos escolhidos para transmitir uma ideia dentro de uma série de possibilidades existentes dentro de um paradigma qualquer. A linguagem visual compreende várias categorias de expressão, onde a construção de qualquer uma delas implica conhecimento e aleitura de elementos visuais como a forma, a cor, o espaço (bidimensional e tridimensional), o equilíbrio, a relação entre luz e sombra, plano e superfície, entre outros. Ao produzir artisticamente, ao compor visualmente, a pessoa articula e estrutura o sentir e o pensar. Nesse fazer artístico estão presentes o conhecimento e a leitura dos elementos visuais, a organização e a ordenação do pensamento, a significação (representação), a construção de imagem, a expressão da história pessoal e social do sujeito.




Kandinsky, pintor russo que viveu na Alemanha, liderou o grupo "Cavaleiro Azul" do movimento expressionista, que surgiu entre 1911 e 1914 em Munique. Apesar das diferentes sensibilidades e formas de expressão artística dos seus membros, este grupo adopta uma feição totalmente não figurativa, abstracta. Considera que a arte é uma "actividade do espírito" que permite transcender o mundo material e objectivo. As cores, as linhas e as formas não têm nenhuma relação com a Natureza. A pintura pode dispensar o objecto, já que a arte pictórica tem uma fundamentação teórica e formas de expressão próprias. A obra de arte vale pelas vibrações que suscita, pela espiritualidade e pela energia que reflecte; não pela conotação ou dependência do mundo que nos cerca.
A criação de Kandinsky de trabalhos puramente abstractos seguiu um longo período de intenso desenvolvimento e amadurecimento do pensamento teórico baseado nas suas experiências pessoais artísticas. Chamou a esta devoção como beleza interior, fervor de espírito e uma necessidade funda de desejo espiritual, que foi o aspecto principal da sua arte.





Nesta obra, Composição VII, Kandinsky evidencia a sua tendência muito característica para estabelecer equivalências entre a pintura e a música, através de manchas de cor e linhas. É uma composição de massas coloridas largas e bastante expressivas, avaliadas independentemente a partir de formas e linhas que não servem para delimitá-las. São, sim, sobrepostas numa forma bastante livre para formar uma pintura duma força extraordinária.

A influência da música foi bastante importante na arte abstracta, pois não tenta representar o mundo exterior mas antes para expressar, numa maneira imediata, os sentimentos interiores da alma humana.

É uma pintura abstracta geométrica, na qual as formas biomórficas com flexibilidade e contornos não geométricos sugerem organismos externamente microscópicos mas que expressam a vida interior do artista.

Podemos observar o recurso a cores puras, diagonais poderosas de alto contraste, pequenos quadrados de cores, faixas coloridas e figuras geometricas.

Na sua obra "Swinging", de 1925, Kandinsky pinta formas e linhas coloridas sobre a tela formando uma composição vibrante. As formas sugerem drama e movimento, as cores vivas e intensas criam a sensasão de espaço e as linhas atribuem ao quadro uma força e um ritmo dinâmicos. O resultado traduz-se em emoções alegres, como se de uma peça musical se tratasse.

No trabalho de Kandinsky, algumas características são obvias, enquanto certos toques são mais discretos e velados; isto servia para dizer que eles se revelavam só progressivamente àqueles que fazem um esforço para aprofundar a sua conexão com o seu trabalho. Pretendeu que as suas formas fossem subtilmente harmonizadas e colocadas, para ressoar com a própria alma do observador.

Bibliografia:

http://oseculoprodigioso.blogspot.com/2005/12/kandinsky-wassily-expressionismo.html

http://www.jokerartgallery.com/fotos/pin/Kandinsky/kandinsky.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Wassily_Kandinsky

http://4pilares.zi-yu.com/?page_id=228

1 comentário:

  1. Estimada Marília,

    Não obstante o artigo estar bem fundamentado, pretende-se que o mesmo reflicta um discurso de análise mais pessoal e construído com base nas matérias abordadas na aula teórica (Elementos e técnicas da comunicação visual).
    -
    Sugiro o recurso à leitura da já nossa conhecida Donis Dondis; Rudolf Arnheim; Bruno Munari; et. al. Alguns dos autores que se dedicaram à sintaxe da imagem e, consequentemente, à alfabetização ordenada da linguagem visual.

    Continuação de um bom trabalho,
    Bruno Giesteira

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